quarta-feira, 7 de abril de 2010

O melhor de.. 2008

Esse foi difícil escolher. 2008 foi um ano recheado de textos legais. Vale a pena conferir os outros em http://www.blogsic.blogspot.com

Texto:

"Após uma semana de um fato consumado, o homem chega um pouco atrasado à reunião.
- Desculpem, estou atrasado. Posso começar falando? disse ele.
- Por favor, se você faz tanta questão. Disse o coordenador da reunião.
- Pois bem. Olá, meu nome é Jessé.
- Ooooooooooiii Jesséééééé. Responderam, em coro, os outros anônimos presentes na reunião de sexta feira.
- Então.. é...
- Pode falar sem medo. Disse o coordenador.
- Tá. Já faz uma semana desde a última vez que fui assaltado. Levaram meu celular. É coisa pouca, porém traumatizante. Talvez, outras pessoas achem besteira, porém a sensação de impotência na mira de uma arma te faz perder todos os dias na academia, todas as suas noções sobre o certo e o errado, todas as suas forças, você perde a calma. A única coisa que te pode restar é o pensamento de "não reaja".
- Vai falando, fi. Disse o coordenador, pouco interessado.
- O mais engraçado é saber que aconteceu dentro de uma instituição que é privada, e que tem ficado cada vez mais cara, e que não ofereceu segurança nenhuma em um dos horários mais movimentados. Claro, além da ironia de ter que se render a uma pessoa menor em tamanho que você. Esquema Davi e Golias, tá ligado? Eu não sei mesmo de onde tiraram a idéia de que com uma pedra um gigante cairia tão fácil. É óbvio que tem aquele negócio de lição de moral de "enfrente os seus desafios que deles você sairá vencedor". No meu caso, deu certo pro Davi, de novo.
- Boa análise, campeão.
- Obrigado. E por mais que você reclame com quem deva ouvir, as coisas sempre irão acontecer, e do mesmo jeito. E eu falo isso porque todos aqui já reclamaram e já passaram por isso. E espero de coração que para vocês a concepção de fatos passados tenha mudado, mas se vocês estão aqui é porque em alguma parte de vocês a raiva e a insatisfação persiste em te incomodar. Para mim, falar que nós devemos sair daqui fazendo revolução, quebrar a cidade, começar uma guerra civil e provocar um impeachment de todos os filhas da puta que compõem o poder do Estado(= país) onde vivemos, é muito fácil. Mas a ação é o fator mais interessante de todas as frases de efeito. Não vou dizer que reclamar é totalmente ineficaz, até porque é um artifício que as autoridades interessadas no povo usam para poderem se organizar(quando querem ou não estão em alguma padaria comendo de graça). Entretanto, não dá pra depositar toda a confiança em quem veste farda. Ah, se todas os fardados fossem bombeiros, que literalmente põem a mão no fogo para salvar uma pessoa e não fazem greve reivindicando mais sachês de catchup na lanchonete. É vivendo em lugares assim, vendo as coisas que nós vemos, sendo assaltados eventualmente, não tendo poder e depender da ação de um povo que vive pela fé e pelas mídias, que seremos sempre assaltados anônimos.
- SIC! Disse o coordenador."

Nenhum comentário:

Postar um comentário